terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O FAMAFEST NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

A fadista Mariza vai marcar a abertura da X edição do
Famafest 2008 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, cujo programa é apresentado amanhã na Casa das Artes.

O concerto de Mariza – que será alvo de homenagem, juntamente com Camilo de Oliveira, Adelaide João e Joaquim de Almeida – irá ter lugar a 8 de Março. O Famafest encerrará a 16 de Março com um concerto de Henrique Feist e Nuno Feist.Durante nove dias serão exibidos mais de uma centena de filmes, em diversas salas do concelho: Casa das Artes, Biblioteca Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos em Seide. A concurso apresentam-se 35 filmes, 19 dos quais são de produção nacional. Os restantes vêm de França, Brasil, Noruega, EUA, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
Correio da Manhã 17.02.2008

A 10.ª edição do Famafest – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, marcada entre 8 e 16 de Março, vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira, que celebra este ano o seu centésimo aniversário. O cineasta Lauro António preside ao evento.´´´
Correio da Manhã 19.02.2008

Famafest presta tributo a Camilo e Adelaide João
Alexandra Lopes
O Famafest - Festival de Cinema e Vídeo de Famalicão começa no dia 8 de Março e prolonga-se até ao dia 16. A abertura do certame estará a cargo da fadista Mariza.
O festival, que se realiza sob o lema "cinema e literatura", leva este ano mais de três dezenas de obras a concurso entre as quais algumas portuguesas.
Manoel de Oliveira, no ano em que completa 100 anos, será alvo de uma homenagem, com a exibição de 11 filmes de sua autoria.O Prémio da Lusofonia do Famafest passará a chamar-se "Prémio Manoel de Oliveira"."
Aqui há cinema de autor, cinema alternativo e cinema destinado ao grande público", notou o director do certame, Lauro António, acrescentando que não é um evento feito com o intuito de encher salas. O director do evento aponta que alguns dos filmes que concorrem aos Oscars vão estar no festival. "Quase nenhum dos filmes que concorreram aos Oscars este ano foi visto em Famalicão. O Famafest 2008 encarrega-se parcialmente desta grave lacuna, programando alguns, aqueles que de alguma forma se integram na questão que preside a este certame, as relações entre o cinema e a literatura".
O festival vai já na sua 10ª edição e o director considera que teve um "papel importante em Portugal porque há 10 anos ninguém falava de cinema e literatura. Agora já existem disciplinas de cinema e literatura, fazem-se workshops sobre o tema, existem licenciaturas e doutoramentos".
A edição deste ano do Famafest propõe um ciclo de cinema da Galiza para estreitar relações entre as duas culturas. "É um primeiro passo para que se façam próximos festivais", notou. Durante o certame haverá ainda oportunidade para inaugurar a sala Eduardo Prado Coelho na biblioteca municipal onde ficará o espólio bibliográfico do escritor que foi doado ao município. Camilo de Oliveira e Adelaide João serão dois dos homenageados com a pena de Camilo.
Jornal de Noticias, 19.02.2008

FamaFest homenageia Manoel de Oliveira no seu 100º aniversário

O X Famafest - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira, que celebra este ano o seu centésimo aniversário, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.
O Famafest 2008, que decorre de 08 a 16 de Março em diversas salas do concelho, inclui no seu programa a exibição de um ciclo de onze filmes de Manoel de Oliveira, a exibir no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.
O director do festival, o crítico e cineasta Lauro António, anunciou que o Prémio da Lusofonia do Famafest passará a chamar-se "Prémio Manoel de Oliveira".
Lauro António destacou o tributo a Manoel de Oliveira, que considerou "o mais conhecido e prestigiado cineasta português de sempre, um homem que cobriu quase toda a história do cinema, iniciando a sua carreira ainda no tempo do cinema mudo".
Ao longo dos nove dias do evento, serão exibidos mais de uma centena de filmes, em diversas salas de cinema do concelho, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.
Apresentam-se, este ano, a concurso 35 filmes, 19 dos quais são de produção nacional.
Os restantes vêm da França, Brasil, Noruega, Estados Unidos, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
O júri do Famafest 2008 é composto por figuras nacionais e internacionais da sétima arte e da literatura, como a actriz galega Uxia Blanco, Anxo Santomil, o realizador e director de "Cinemas Digitais" da Galiza, a actriz brasileira Maria das Graças.
Os elementos nacionais do júri são o actor Joaquim Rosa, o escritor Walter Hugo Mãe e Otelo Saraiva de Carvalho.
A comemorar dez anos de existência, o Famafest conta este ano com a presença de dois grandes nomes do fado, Mariza e Carlos do Carmo.
A fadista abrirá o festival, no dia 08, com um concerto na Casa das Artes, não estando ainda definido o dia em que Carlos do Carmo estará em Famalicão.
A apresentação do filme "Fados" de Carlos Saura - com a participação de Camané, Carlos do Carmo, Mariza, Cesária Évora, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros grandes nomes da música lusófona, fez parte do programa do festival.
O actor Camilo de Oliveira é uma das personalidades homenageadas este ano com a Pena de Camilo Castelo Branco.
O actor, protagonista de séries como "Camilo o Pendura"; "Camilo em Sarilhos" ou ainda "Camilo na Prisão" é uma das figuras mais conhecidas da televisão e do teatro nacional.
Para além de Camilo de Oliveira serão ainda homenageados durante esta edição do Famafest a actriz Adelaide João e actor internacional Joaquim de Almeida.
Diário Digital / Lusa 19-02-2008


19-02-2008 17:50:05
Festival português homenageia centenário de cineasta

Porto, 19 fev (Lusa) - O 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão (Famafest) vai homenagear o cineasta português Manoel de Oliveira, que celebra neste ano o seu centésimo aniversário.
O Famafest 2008, que acontece de 8 a 16 de março em diversas salas do distrito, inclui no seu programa a exibição de um ciclo de onze filmes de Manoel de Oliveira.
O diretor do festival, o crítico e cineasta Lauro António, anunciou que o Prêmio da Lusofonia do Famafest passará a se chamar Prêmio Manoel de Oliveira.
Lauro António classificou o cineasta como "o mais conhecido e prestigiado" de Portugal. Segundo o organizador, Oliveira "cobriu quase toda a história do cinema, iniciando a sua carreira ainda no tempo do cinema mudo".
Ao longo dos nove dias do evento, serão exibidos mais de 100 filmes, incluindo 35 filmes que concorrem aos prêmios. Além de 19 obras de produção portuguesa, os demais trabalhos vêm do Brasil, França, Noruega, Estados Unidos, Egito, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
O júri do Famafest 2008 é composto por figuras nacionais e internacionais da sétima arte e da literatura, como a atriz espanhola Uxia Blanco, o diretor Anxo Santomil e a atriz brasileira Maria das Graças.
Eventos e homenagens
Para comemorar dez anos de existência, o Famafest conta este ano com a presença de dois grandes nomes do fado, Mariza e Carlos do Carmo. A fadista abrirá o festival com uma apresentação.
A apresentação do filme "Fados", filme do cineasta espanhol Carlos Saura que conta com a participação de Caetano Veloso e Chico Buarque, também fez parte do programa do festival.
O ator Camilo de Oliveira é uma das personalidades homenageadas este ano com a Pena de Camilo Castelo Branco. Protagonista de séries como "Camilo o Pendura", "Camilo em Sarilhos" e "Camilo na Prisão", o artista é uma das figuras mais conhecidas da televisão e do teatro nacional.
Além de Camilo de Oliveira, a 10ª edição do Famafest também vai homenagear a atriz Adelaide João e ator Joaquim de Almeida.

Agência Lusa


Sem comentários: