O Famafest 2008 no programa Fotogramas da RTPN
sexta-feira, 11 de abril de 2008
segunda-feira, 24 de março de 2008
segunda-feira, 17 de março de 2008
FAMAFEST 2008 OS PRÉMIOS
Encontro com Milton Santos- Grande Prémio
O cineasta Lauro António adiantou ainda que "o filme, que versa a vida e obra de um dos mais importantes sociólogos brasileiros, aborda o tema da globalização e do seu impacto em países como o Brasil".
"Sílvio Tender já tinha feito parte do júri do Famafest e disse-me hoje que o prémio lhe abre portas para o documentarismo noutros países, nomeadamente na Europa", referiu.
Na opinião de Lauro António, "o Festival demonstrou que o documentarismo português, nomeadamente o ligado à literatura, atingiu um patamar de grande qualidade, que surpreendeu toda a gente, nomeadamente o presidente do júri o realizador português, Fernando Lopes".
O júri é constituído por Fernando Lopes, realizador (presidente), Uxia Blanco, actriz (Espanha), Maria das Graças, actriz (Brasil), Anxo Santomil (director Cinemas Dixitais, Espanha), Otelo Saraiva de Carvalho, militar na reforma, Valter Hugo Mãe, escritor, e Filipa Macedo Baptista, antropóloga.

O Prémio Especial do Júri da Juventude distinguiu o conjunto das obras apresentadas pela produtora Panavídeo (Portugal).
Dos 35 filmes apresentados a concurso, dezanove eram de produção nacional, vindo as restantes películas da França, Brasil, Noruega, Estados Unidos, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
"Ao todo, durante os nove dias do Festival foram projectados mais de uma centena de filmes, em diversas salas de cinema, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel", adiantou o realizador.
O Festival, que decorreu entre 8 e 16 de Março, com entrada livre em todas as sessões, teve uma assistência de 17 mil pessoas.
Para 2009, e além de novos filmes e realizadores, está já a ser programada a realização de uma grande gala do cinema e do documentário.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. / 2008-03-15 20:40:01
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
O FAMAFEST NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
O concerto de Mariza – que será alvo de homenagem, juntamente com Camilo de Oliveira, Adelaide João e Joaquim de Almeida – irá ter lugar a 8 de Março. O Famafest encerrará a 16 de Março com um concerto de Henrique Feist e Nuno Feist.Durante nove dias serão exibidos mais de uma centena de filmes, em diversas salas do concelho: Casa das Artes, Biblioteca Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos em Seide. A concurso apresentam-se 35 filmes, 19 dos quais são de produção nacional. Os restantes vêm de França, Brasil, Noruega, EUA, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
A 10.ª edição do Famafest – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, marcada entre 8 e 16 de Março, vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira, que celebra este ano o seu centésimo aniversário. O cineasta Lauro António preside ao evento.´´´
Famafest presta tributo a Camilo e Adelaide João
Alexandra Lopes
FamaFest homenageia Manoel de Oliveira no seu 100º aniversário
O X Famafest - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira, que celebra este ano o seu centésimo aniversário, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.
O Famafest 2008, que decorre de 08 a 16 de Março em diversas salas do concelho, inclui no seu programa a exibição de um ciclo de onze filmes de Manoel de Oliveira, a exibir no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.
O director do festival, o crítico e cineasta Lauro António, anunciou que o Prémio da Lusofonia do Famafest passará a chamar-se "Prémio Manoel de Oliveira".
Lauro António destacou o tributo a Manoel de Oliveira, que considerou "o mais conhecido e prestigiado cineasta português de sempre, um homem que cobriu quase toda a história do cinema, iniciando a sua carreira ainda no tempo do cinema mudo".
Ao longo dos nove dias do evento, serão exibidos mais de uma centena de filmes, em diversas salas de cinema do concelho, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.
Apresentam-se, este ano, a concurso 35 filmes, 19 dos quais são de produção nacional.
Os restantes vêm da França, Brasil, Noruega, Estados Unidos, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
O júri do Famafest 2008 é composto por figuras nacionais e internacionais da sétima arte e da literatura, como a actriz galega Uxia Blanco, Anxo Santomil, o realizador e director de "Cinemas Digitais" da Galiza, a actriz brasileira Maria das Graças.
Os elementos nacionais do júri são o actor Joaquim Rosa, o escritor Walter Hugo Mãe e Otelo Saraiva de Carvalho.
A comemorar dez anos de existência, o Famafest conta este ano com a presença de dois grandes nomes do fado, Mariza e Carlos do Carmo.
A fadista abrirá o festival, no dia 08, com um concerto na Casa das Artes, não estando ainda definido o dia em que Carlos do Carmo estará em Famalicão.
A apresentação do filme "Fados" de Carlos Saura - com a participação de Camané, Carlos do Carmo, Mariza, Cesária Évora, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros grandes nomes da música lusófona, fez parte do programa do festival.
O actor Camilo de Oliveira é uma das personalidades homenageadas este ano com a Pena de Camilo Castelo Branco.
O actor, protagonista de séries como "Camilo o Pendura"; "Camilo em Sarilhos" ou ainda "Camilo na Prisão" é uma das figuras mais conhecidas da televisão e do teatro nacional.
Para além de Camilo de Oliveira serão ainda homenageados durante esta edição do Famafest a actriz Adelaide João e actor internacional Joaquim de Almeida.
Diário Digital / Lusa 19-02-2008
19-02-2008 17:50:05
Festival português homenageia centenário de cineasta
Porto, 19 fev (Lusa) - O 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão (Famafest) vai homenagear o cineasta português Manoel de Oliveira, que celebra neste ano o seu centésimo aniversário.
O Famafest 2008, que acontece de 8 a 16 de março em diversas salas do distrito, inclui no seu programa a exibição de um ciclo de onze filmes de Manoel de Oliveira.
O diretor do festival, o crítico e cineasta Lauro António, anunciou que o Prêmio da Lusofonia do Famafest passará a se chamar Prêmio Manoel de Oliveira.
Lauro António classificou o cineasta como "o mais conhecido e prestigiado" de Portugal. Segundo o organizador, Oliveira "cobriu quase toda a história do cinema, iniciando a sua carreira ainda no tempo do cinema mudo".
Ao longo dos nove dias do evento, serão exibidos mais de 100 filmes, incluindo 35 filmes que concorrem aos prêmios. Além de 19 obras de produção portuguesa, os demais trabalhos vêm do Brasil, França, Noruega, Estados Unidos, Egito, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
O júri do Famafest 2008 é composto por figuras nacionais e internacionais da sétima arte e da literatura, como a atriz espanhola Uxia Blanco, o diretor Anxo Santomil e a atriz brasileira Maria das Graças.
Eventos e homenagens
Para comemorar dez anos de existência, o Famafest conta este ano com a presença de dois grandes nomes do fado, Mariza e Carlos do Carmo. A fadista abrirá o festival com uma apresentação.
A apresentação do filme "Fados", filme do cineasta espanhol Carlos Saura que conta com a participação de Caetano Veloso e Chico Buarque, também fez parte do programa do festival.
O ator Camilo de Oliveira é uma das personalidades homenageadas este ano com a Pena de Camilo Castelo Branco. Protagonista de séries como "Camilo o Pendura", "Camilo em Sarilhos" e "Camilo na Prisão", o artista é uma das figuras mais conhecidas da televisão e do teatro nacional.
Além de Camilo de Oliveira, a 10ª edição do Famafest também vai homenagear a atriz Adelaide João e ator Joaquim de Almeida.
Agência Lusa
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
PROGRAMAÇÃO, SALA A SALA
CASA DAS ARTES – GRANDE AUDITÓRIO
SÀBADO, 8 DE MARÇO DE 2008
10,00 RATATIU (Ratatouille), de Brad Bird e Jan Pinkava (EUA, 2007); com (vozes): Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Peter O'Toole, etc. 110 minutos; M/6 anos.
MARIZA EM CONCERTO
10,00 A TEIA DE CARLOTA (Charlotte's Web), de Gary Winick (EUA, Alemanha, 2006); com (vozes): Julia Roberts, Steve Buscemi, John Cleese, Oprah Winfrey, etc. 97 minutos; M/6 anos.
10,00 A TEIA DE CARLOTA (Charlotte's Web), de Gary Winick (EUA, Alemanha, 2006); com (vozes): Julia Roberts, Steve Buscemi, John Cleese, Oprah Winfrey, etc. 97 minutos; M/6 anos.
10,00 RATATIU (Ratatouille), de Brad Bird e Jan Pinkava (EUA, 2007); com (vozes): Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Peter O'Toole, etc. 110 minutos; M/6 anos.
10,00 A HISTÓRIA DE UMA ABELHA (Bee Movie) de Steve Hickner, Simon J. Smith (EUA, 2007); com (vozes): Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Kathy Bates etc. 90 minutos; M/6 anos.
10,00 A HISTÓRIA DE UMA ABELHA (Bee Movie) de Steve Hickner, Simon J. Smith (EUA, 2007); com (vozes): Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Kathy Bates etc. 90 minutos; M/6 anos.
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos.
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos.
HOMENAGENS A CAMILO DE OLIVEIRA, ADELAIDE JOÃO E JOAQUIM DE ALMEIDA
CONCERTO COM HENRIQUE FEIST E NUNO FEIST
FAMAFEST’ 2008
CASA DAS ARTES – PEQUENO AUDITÓRIO
SÀBADO, 8 DE MARÇO DE 2008
24,00 CICLO JASON BOURNE / ROBERT LUDLUM: A IDENTIDADE BOURNE (The Bourne Identity), de Doug Liman (EUA, Alemanha, República Checa, 2002); com Matt Damon (Bourne), Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, etc. 119 minutos; M/12 anos.
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: DEUS NÃO QUIS, de António Ferreira (Portugal) 15’; O MISTÉRIO DA SERRA DE SINTRA, de Jorge Paixão da Costa (Portugal) 105’
17,30 ABERTURA DO CICLO CINEMA DA GALIZA:
A LÍNGUA DAS BOLBORETAS, de de José Luis Cuerda (1999); com Uxia Blanco Iglesias, Manuel Lozano Obispo, Fernando Fernán Gómez, etc. 95 min.
Na presença de Uxia Blanco (actriz) e Anxo Santomil (director Cinemas Dixitais, Galiza)
22,00 OBRAS A CONCURSO: MABOU MINES DOLLHOUSE, de Lee Breuer (França, EUA) 125’
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2008
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: AGUSTINA BESSA LUIS – NASCI ADULTA, MORREREI CRIANÇA, de António José Almeida (Portugal), 58’; A BICICLETA E O ESCURO, de Cladia Nunes (Brasil), 64’
18,00 OBRAS A CONCURSO: OBRAS A CONCURSO: LES CHANTIERS DU PÉRE CASTOR, de Cazals Patrick (França) 52’ ; ARTHUR RIMBAUD, CHYPRE POSTE RESTANTE, de Cazals Patrick (França) 52’
22,00 OBRAS A CONCURSO: MONSIEUR MAX, de Gabriel Aghion (França) 37’ ; MURMURES; MURS, MÛR…, de Leopold Soris (Bélgica) 6’ ; L’EXPERIENCE DE NIETZSCHE, de Yann Kassile (França) 60’
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: CARAVELAS E NAUS, Panavisão (Portugal) 47’;
18,00 OBRAS A CONCURSO: FERNANDA BOTELHO - 108º, de António José Almeida (Portugal) 52´; HERBERTO HELDER – MEU DEUS FAZ COM QUE EU SEJA SEMPRE UM POETA OBSCURO, de António José Almeida (Portugal) 48’; HUMANOS – A VIDA EM VARIAÇÔES, de António Ferreira (Portugal) 33’
22,00 OBRAS A CONCURSO: CARGO, de Marcelino Martin Valiente (Noruega) 5’; TOUCHET, de Marcelino Martin Valiente (Noruega) 9’;
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: HINO DO MATO GROSSO, de Bárbara Fontes (Brasil)8’; AGOSTINHO DA SILVA – UM PENSAMENTO VIVO, de João Rodrigo Mattos(Portugal) 80’
18,00 OBRAS A CONCURSO:
22,00 OBRAS A CONCURSO: THE BEAR AND I, de Laurie Morali (Canadá), 30’;
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: TERRA SONÂMBULA, de Teresa Pratas (Portugal, Moçambique) 103’
18,00 OBRAS A CONCURSO: DAVID MOURÃO FERREIRA – DUVIDÀVIDA, de António José Almeida (Portugal) 58’; THE END, de Victor Candeias (Portugal) 12,30’;
de Margarida Cardoso (Portugal) 52’
22,00 OBRAS A CONCURSO: MYTHS ABOUT YOU, de Nandita Jain (Inglaterra, India) 9’; RENÉ CHAR, NOM DE GUERRE ALEXANDRE, de Jerôme Prieur (França) 61’;
(França) 57’
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 OBRAS A CONCURSO: ENCONTRO COM MILTON SANTOS, de Sílvio Tendler (Brasil) 80’; POETICAMENTE EXAUSTO, VERTICALMENTE SÓ, de Luísa Marinho (Portugal) 54’
18,00 OBRAS A CONCURSO: ILHA PORTUGAL, de Anabela Saint-Maurice (Portugal) 55’; LUÍS PACHECO – MAIS UM DIA DE NOITE, de António José Almeida (Portugal) 59’
(EM HOMENAGEM A LUÍS PACHECO)
22,00 CICLO JASON BOURNE / ROBERT LUDLUM: SUPREMACIA (The Bourne Supremacy), de Paul Greengrass (EUA, Alemanha, 2004); com Matt Damon (Bourne), Franka Potente, Brian Cox, etc. 108 minutos; M/12 anos;
24,00 CICLO JASON BOURNE / ROBERT LUDLUM: ULTIMATO (The Bourne Ultimatum), de Paul Greengrass (EUA, Alemanha, 2007); com Matt Damon (Bourne), Julia Stiles, David Strathairn, Scott Glenn, Albert Finney etc. 115 minutos; M/12 anos.
10,00 O MELHOR DE TOM E JERRY (M/4 anos)
15,00 LADY CHATTERLEY (Lady Chatterley), de Ken Russell (Inglaterra, 1993);
Sean Bean, James Wilby, etc. 205 minutos M/ 16 anos.
18,00 PRIEST OF LOVE, de Christopher Miles (Inglaterra, 1981);
Gardner, etc. Versão Original Inglesa /Sem legendas em português.
O AMANTE DE LADY CHATTERLEY (Lady Chatterley's Lover), de Just Jaeckin
24,00 CICLO JASON BOURNE / ROBERT LUDLUM: CONSPIRAÇÃO FINAL (The Apocalypse Watch), de Kevin Connor (EUA, 1997); com Patrick Bergin, John Shea, Virginia Madsen, Benedick Blythe etc. 240 minutos; M/ 12 anos.
15,00 FILMES PREMIADOS NO FAMAFEST 2008 (a anunciar)
18,00 FILMES PREMIADOS NO FAMAFEST 2008 (a anunciar)
21,30 FILMES PREMIADOS NO FAMAFEST 2008 (a anunciar)
FAMAFEST’ 2008
BIBLIOTECA MUNICIPAL - AUDITÓRIO
SÀBADO, 8 DE MARÇO DE 2008
18,00 INAUGURAÇÂO DA SALA/BIBLIOTECA EDUARDO PRADO COELHO
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: ESCRAVOS DO DESEJO (Of Human Bondage),
10,00 CINEMA DA GALIZA: O SOÑO DUNHA NOITE DE SAN XOAN, de Manolo Gómez Santos (2005); animação; 82 min; A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO, de Juan Pablo Etcheberry (2006) 10 min.
15,00 CINEMA DA GALIZA: O SOÑO DUNHA NOITE DE SAN XOAN, de Manolo Gómez Santos (2005); animação; 82 min; A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO, de Juan Pablo Etcheberry (2006) 10 min.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: CHUVA (Miss Sadie Thompson), de Curtis Bernhardt (EUA, 1953); com Rita Hayworth, José Ferrer, Aldo Ray, etc. 91 minutos.
10,00 CINEMA DA GALIZA: O SOÑO DUNHA NOITE DE SAN XOAN, de Manolo Gómez Santos (2005); animação; 82 min; A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO, de Juan Pablo Etcheberry (2006) 10 min.
15,00 CINEMA DA GALIZA: O LÁPIS DO CARPINTEIRO, de Antón Rodriguez Reixa (2002), com Luis Tosar, Tristán Ulloa, María Adánez, Luis Zahera, Nancho Novo, etc. 106 min; A MEIGA CHUCHONA, de Pablo Millán (2006) 7 min; MINOTAUROMAQUIA, de Juan Pablo Etcheberry (2004) 11 min.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: O FIO DA NAVALHA (The Razor's Edge), de Edmund Goulding (EUA, 1946); com Tyrone Power, Gene Tierney, John Payne, Anne Baxter, Clifton Webb, Herbert Marshall, etc. 145 minutos.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: A SEDUÇÃO DO PECADO (Sadie Thompson), de Raoul Walsh, William Cameron Menzies (EUA, 1928); com Gloria Swanson, Lionel Barrymore, Blanche Friderici, etc. 91 minutos.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: MESMO ASSIM ELAS AMAVAM-NO (The Moon and
Sixpence), de Albert Lewin (EUA, 1942); com George Sanders, Herbert Marshall, Doris Dudley, etc. 89 minutos. (Versão original inglesa, sem legendas).
10,00 CINEMA DA GALIZA: O BOSQUE ANIMADO, de Manolo Gómez Santos (2001); animação; 90 min.
15,00 CINEMA DA GALIZA: ROMASANTA, A CAZA DA BESTA, de Francisco Plaza Trinidad (2004), com Elsa Pataky, John Sharian, Julián Sand, etc. 98 min; COUSAS DO KULECHOV, de Susana Rei Crespo (2006) 21 min.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: O FIO DA NAVALHA (The Razor's Edge), de John Byrum (EUA, 1984); com Bill Murray, Theresa Russell, Catherine Hicks, Denholm Elliott, etc. 128 minutos; M/12 anos.
10,00 CINEMA DA GALIZA: O BOSQUE ANIMADO, de Manolo Gómez Santos (2001); animação; 90 min.
15,00 CINEMA DA GALIZA: TRECE BADALADAS, de F. Xavier Fernández Villaverde (2002), com Luis Tosar, Marta Etura, Juan Diego Botto, etc. 106 min;
10,00 CINEMA DA GALIZA: O BOSQUE ANIMADO, de Manolo Gómez Santos (2001); animação; 90 min.
15,00 CINEMA DA GALIZA: BELAS DURMINTES, de Eloy Lozano Coello (2001), com Clive Arrindell, Teresa Gimpera, Jane Bautista, etc. 120 min; AMIGOS INVISÍBEIS, de Pedro González Alonso (2006) 20 min.
18,30 CICLO W. SOMERSET MAUGHAM: AS PAIXÕES DE JÚLIA (Being Júlia), de István Szabó (Canadá, EUA, Hungria, Inglaterra, 2004); com Michael Gambon, Annette Bening, Jeremy Irons, etc. 104 minutos; M/12 anos.
FAMAFEST’ 2008
AUDITÓRIO CASA DE CAMILO - CEIDE
SÀBADO, 8 DE MARÇO DE 2008
10,00 ANIMAÇÃO (M/ 6 anos)
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 ANIMAÇÃO (M/ 6 anos)
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
FAMALICÃO (1940) Manoel de Oliveira; 24'
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos;
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 ANIMAÇÃO (M/ 6 anos)
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos;
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 ANIMAÇÃO (M/ 6 anos)
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos;
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 ANIMAÇÃO (M/ 6 anos)
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
18,30 HOMENAGEM A NORMAN MAILER:
10,00 OS SIMPSONS: O FILME (The Simpsons Movie), de David Silverman (EUA, 2007); com (vozes): Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, etc. 87 minutos; M/6 anos;
15,00 OS 100 ANOS DE MANOEL DE OLIVEIRA:
domingo, 10 de fevereiro de 2008
MARIZA NA ABERTURA OFICIAL


JÚRI INTERNACIONAL EM FORMAÇÃO

Filipa Macedo Baptista (Antropóloga, Famalicão, Portugal)
SELECÇÃO FINAL
AGOSTINHO DA SILVA – UM PENSAMENTO VIVO, de João Rodrigo Mattos (Portugal) 80’
AGUSTINA BESSA LUIS – NASCI ADULTA, MORREREI CRIANÇA, de António José Almeida (Portugal), 58’
ARTHUR RIMBAUD, CHIPRE, POSTA RESTANTE (ARTHUR RIMBAUD, CHYPRE POSTE RESTANTE), de Cazals Patrick (França) 52’
BICICLETA E O ESCURO, A , de Cladia Nunes (Brasil), 64’
BRAVA DANÇA, de Filmes do Tejo (Portugal) 81’
CARAVELAS E NAUS, Panavisão (Portugal) 47’
CARGA (CARGO), de Marcelino Martin Valiente (Noruega) 5’
CASA DE BONECA DE MABOU MINES, A (MABOU MINES DOLLHOUSE), de Lee Breuer (França, EUA) 125’
CONTACTO (TOUCHET), de Marcelino Martin Valiente (Noruega) 9’
CORRUPÇÃO, de Utopia Filmes (Portugal) 93’
DAVID MOURÃO FERREIRA – DUVIDÀVIDA, de António José Almeida (Portugal) 58’
DEUS NÃO QUIS, de António Ferreira (Portugal) 15’
ENCONTRO COM MILTON SANTOS, de Sílvio Tendler (Brasil) 80’
ERA PRECISO FAZER AS COISAS, de Margarida Cardoso (Portugal) 52’
ESTALEIROS DO PÈRE CASTOR, OS (LES CHANTIERS DU PÉRE CASTOR), de Cazals Patrick (França) 52’
EXPERIÊNCIA DE NIETZSCHE, A (L’ EXPERIENCE DE NIETZSCHE), de Yann Kassile (França) 60’
FERNANDA BOTELHO - 108º, de António José Almeida (Portugal) 52´
FIM, O (THE END), de Victor Candeias (Portugal) 12,30’
HERBERTO HELDER – MEU DEUS FAZ COM QUE EU SEJA SEMPRE UM POETA OBSCURO, de António José Almeida (Portugal) 48’
HUMANOS – A VIDA EM VARIAÇÔES, de António Ferreira (Portugal) 33’
ILHA PORTUGAL, de Anabela Saint-Maurice (Portugal) 55’
ITHAKI, de Ibrahim El Batou (Egipto) 70’
LUÍS PACHECO – MAIS UM DIA DE NOITE, de António José Almeida (Portugal) 59’
MÃOS ATADAS (TIED HANDS), de Dan Wolman (Israel) 90’
MISTÉRIO DA SERRA DE SINTRA, O, de Jorge Paixão da Costa (Portugal) 105’
MITOS ACERCA DE TI (MYTHS ABOUT YOU), de Nandita Jain (Inglaterra, India) 9’
MURMÚRIOS, MUROS, MADURO… (MURMURES, MURS, MÛR…), de Leopold Soris (Bélgica) 6’
POETICAMENTE EXAUSTO, VERTICALMENTE SÓ, de Luísa Marinho (Portugal) 54’
RENÉ CHAR, NOME DE GUERRA ALEXANDRE (RENÉ CHAR, NOM DE GUERRE ALEXANDRE), de Jerôme Prieur (França) 61’
SENHOR MAX (MONSIEUR MAX), de Gabriel Aghion (França) 37’
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDERSEN – O NOME DAS COISAS, de Pedro Clérigo (Portugal) 59’
TALMUD, de Pierre-Henry Salfatti (França) 57’
TERRA SONÂMBULA, de Teresa Pratas (Portugal, Moçambique) 103’
URSO E EU, O – (The BEAR AND I), de Laurie Morali (Canadá), 30’
VITORINO NEMÉSIO – NEM TODA A NOITE A VIDA, de Pedro Clérigo (Portugal) 59’